Primeiros passos com SaltStack

Olá!

O SaltStack é uma ferramenta de código fonte aberto que realiza a gerência de configuração de servidores, serviços, conteineres e equipamentos de rede.
Ela é uma alternativa a ferramentas como: Ansible (https://www.ansible.com), Puppet (https://puppet.com) e Chef (https://www.chef.io/chef).

Estou começando a dar os primeiros passos com o SaltStack e quero compartilhar no fim desta página os links que já estudei até aqui e que servem de bússola para quem quer começar a usá-lo também. Esta página será atualizada à medida que eu encontrar mais documentos relevantes.

Antes de continuar, quero deixar registrado o meu agradecimento a Alisson de Oliveira, colega de trabalho na Unirede que está me ajudando a dar os primeiros passos.

No link a seguir você encontra uma análise comparativa sobre SaltStack, Ansible e Puppet, no qual o autor compartilha os pontos positivos e negativos encontrados durante a análise que ele realizou, com base nas necessidades do projeto que ele participou.

Moving away from Puppet: SaltStack or Ansible?

Para agilizar a criação do ambiente de teste, siga as recomendações da seguinte página. Serão criadas 3 máquinas virtuais (1 master e 2 slaves) usando o Vagrant e Virtualbox. É recomendado ter acesso a um computador/notebook com 6 GB de memória RAM.

https://docs.saltstack.com/en/getstarted/fundamentals/index.html

Eu também estou compartilhando alguns exemplos de uso do SaltStack no repositório https://github.com/aeciopires/saltstack-examples. Um dos exemplos de uso é instalar o Zabbix 4.0 usando o SaltStack.

Bons estudos!

Documentação:

Tutoriais, blogs e sites sobre SaltStack:

Vídeos:
Ebooks:
Docker e Salt:
YAML:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *