Codeac: Suporte e novidades

Oi, pessoal!

Ano passado eu tinha compartilhado minhas primeiras impressões ao utilizar o Codeac (esse nome é inspirado em um urso que vive no Alasca e se chama Kodiak. Então Codeac é um trocadilho ou brincadeira com a pronúncia ao incluir a palavra code (código em inglês). Veja o post anterior aqui.

Há poucos dias eu habilitei a versão PRO para analisar alguns repositórios privados que estou utilizando em uma pesquisa de mestrado no IFPB, sobre orientação de Paulo Ditarso e Diego Pessoa.

O destaque deste post é para o suporte as novidades sobre o Codeac.

Sobre o suporte: quando precisei de ajuda precisei apenas enviar um email com detalhes sobre o problema para support@codeac.io. Em cerca de 20 minutos eu já tinha recebido uma resposta sobre a análise do problema e tratativa da solução e a mensagem tinha sido enviada pelo desenvolvedor principal e CEO (Chief Executive Officer) do Codeac, Michal Simon.

Sobre as novidades:  Jiri Tichy (Business Developer) compartilhou comigo a possibilidade de testar algumas novidades que ainda serão lançadas oficialmente:

  • Velocity Report, ele exibe detalhes sobre a qualidade e evolução do código à medida em que vários Pull Requests são enviados ao repositório;
  • Lint de sintaxe do código para arquivos shell/bash (.sh);
  • Lint de sintaxe do código para arquivos SaltStack (.sls);
  • Lint de sintaxe do código para arquivos Puppet (.pp).

Esses novos lints foram muitos úteis e atenderam a necessidade que eu tinha.

Eu confesso que testei outros serviços de análise de código como Codacy e Sonarqube, mas apenas no Codacy achei lint para arquivos bash, mas não havia suporte oficial para Salt Stack ou Puppet.

Embora esse serviços sejam bem populares entre os desenvolvedores de software, os lints do Codacy e Sonarqube são mais voltados para código que gerencia a aplicação. Já o Codeac é mais voltado para arquivos e extensões utilizados em IaC (infrastructure as code), embora também dê suporte aos lints de linguagens de programação voltados para as aplicações.

Ah! O suporte do Codeac a arquivos Helm está no RoadMap. Estou ancioso para testar em breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *