Boxes do Vagrant

O Vagrant é um software que permite criar máquinas virtuais (para Virtualbox ou Vmware) de forma simples para agilizar a criação de ambientes de testes e desenvolvimento. Mais informações podem ser obtidas no site https://www.vagrantup.com

Para automatizar e simplificar a criação de máquinas virtuais com Vagrant, você pode criar um arquivo chamado Vagranfile e nele definir as configurações da mesma. Mais informações sobre esse arquivo podem ser obtidas na página: https://www.vagrantup.com/docs/vagrantfile

Cada VM criada no Vagrant usa uma box, que é como um template de um sistema básico pronto. Várias boxes podem ser encontradas na página: https://app.vagrantup.com/boxes/search

No repositório a seguir, você encontrará a configuração realizada para diversos tipos de máquinas virtuais usando o CentOS, Debian e Ubuntu, além dos manifests Puppet que serão executados nas máquinas virtuais quando forem criadas.

https://github.com/aeciopires/vagrant

Algumas boxes são criadas pelos mantenedores dos sistemas operacionais e outras são customizações que eu fiz a partir de uma box base.

https://app.vagrantup.com/boxes/search?utf8=%E2%9C%93&sort=downloads&provider=&q=aeciopires

Para a execução as boxes citadas no repositório, siga os passos abaixo.

1) Instale o Virtualbox, o pacote “VirtualBox Extension Pack” (https://www.virtualbox.org/wiki/Downloads) e o Vagrant (https://www.vagrantup.com/downloads.html).

2) Instale o plugin vagrant-disksize com o seguinte comando.

vagrant plugin install vagrant-disksize

3) Dentro de cada diretório do repositório tem o arquivo Vagrantfile com as especificações e configurações da máquina virtual. O arquivo contém explicações detalhadas sobre algumas variáveis e sobre a configuração da mesma. Altere conforme a sua necessidade.

4) Depois execute os comandos abaixo.

Para ligar a VM:

vagrant up

Para acessar a VM via ssh:

vagrant ssh

Para recarregar as configurações da VM:

vagrant reload

Para destruir a VM:

vagrant destroy

5) Para obter mais informações, acesse a documentação do Vagrant: https://www.vagrantup.com/docs/

Bons testes!

2 comentários em “Boxes do Vagrant

  • Aécio como vai ?
    Me tira uma dúvida, com o Vagrant, eu posso criar um ambiente de vms para estudar infra, como por ex estudar Puppet com 3 vms ou mais, ou o Vagrant so serve para ambientes de dev. ?

    Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *