Essa dica é indicada para quem procura uma interface web alternativa ao Kibana que seja elegante e simples de usar.
Como eu já conheço e uso o Grafana integrado ao Zabbix para visualizar os dados coletados em gráficos e dashboards mais elegantes, pesquisei um pouco e vi que o Grafana já tem uma integração completa com o ElasticSearch, através do uso deste plugin.
Dessa forma se você tem o Grafana instalado (veja este tutorial http://blog.aeciopires.com/instalando-o-grafana-via-docker ) e também possui o stack ELK instalado (veja este tutorial http://blog.aeciopires.com/instalando-o-elastic-kibana-e-logstash-via-docker), você pode configurar a integração seguindo os passos abaixo. Eles também servem se quiser integrar o Grafana ao JHipster Console (http://blog.aeciopires.com/conhecendo-o-jhipster-console, que usa a mesma base do ELK).
Integrando o Grafana ao ELK
1) Considerando que o Grafana e o ELK estão instalados, use o comando abaixo para testar o acesso ao ElasticSearch. Troque IP_SERVIDOR_ELASTICSEARCH pelo IP correto do servidor.
curl -XGET 'IP_SERVIDOR_ELASTICSEARCH:9200/_cat/indices?v&pretty'
O resultado deve ser algo semelhante ao mostrado a seguir.
health status index uuid pri rep docs.count docs.deleted store.size pri.store.size yellow open .kibana tlBWNF-gQ4qvEPa2cAkkMQ 1 1 24 1 75.8kb 75.8kb
Este comando ser para testar se o acesso ao ElasticSearch está correto.
2) Acesse o Grafana na URL http://IP_SERVIDOR_GRAFANA:3000 e faça login no sistema (O usuário e senha padrão é admin).
3) Adicione um DataSource no Grafana conforme mostrado na imagem abaixo.
A explicação detalhada sobre a configuração de cada campo é detalhada na documentação do Grafana: http://docs.grafana.org/features/datasources/elasticsearch.
Após configurar, basta clicar no botão Save & Test.
4) Opcionalmente, você pode importar o este dashboard https://grafana.com/dashboards/878, para customizar conforme as necessidades de visualização de dados do ElasticSearch no Grafana.
Pronto! A integração entre os sistemas está concluída. Agora é usar a criatividade para extrair e visualizar os dados.
Para obter mais informações sobre esta integração acesse os links abaixo.
Deixe um comentário