Zabbix, Zenoss ou Pandora: quem vai ganhar esta briga?

Este foi o tema da palestra que apresentei no III ECD (http://ecd2010.rg3.net).

Zabbix, Zenoss e Pandora FMS são três sistemas de gerenciamento de rede.

Esses sistemas disputam o mesmo nicho de mercado e possuem objetivos e características semelhantes, mas algumas funcionalidades diferentes. Procurei ir mais além do que simplesmente compará-los e dizer qual a ferramenta que acho melhor ou simplesmente recomendar qual a que você deve utilizar para gerenciar a rede. Por isso mostrei os motivos pelos quais uma rede de computadores deve ser bem gerenciada e como essas ferramentas podem auxiliá-lo nesta tarefa.

Depois apresentei as características e funcionalidades mais importantes de cada sistema chegando a conclusão de que os três são ótimos e que devido a  “briga” dos desenvolvedores ao incorporar novas funcionalidades em cada produto para conquistar mais espaço no mercado, quem ganha é o usuário final que poderá escolher qual a ferramenta mais adequada para atender às suas necessidades.

Depois que o objetivo foi cumprido, mostrei aos participantes como obter mais informações sobre cada sistema, os tutoriais de instalação e como obter ajuda das comunidades de usuários.

Os slides podem ser vistos a logo abaixo. Obrigado a todos que assistiram a palestra.

4 thoughts on “Zabbix, Zenoss ou Pandora: quem vai ganhar esta briga?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *