Lançada a 15° edição da Revista Espírito Livre

E o tema principal desta edição é o CMS (Content Management Systems ou Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo).

Abaixo reproduzo as palavras do editor da revista, João Fernando Costa Júnior, sobre este tema.

“Esse é um assunto que divide opiniões por diversos motivos. Talvez o mais evidente talvez seja que muitos desenvolvedores que gostam de construir seus projetos “na unha” consideram que o uso de um sistema de gerenciamento de conteúdo previamente construído é desnecessário ou que seu uso trás “efeitos colaterais”. Um destes efeitos seria a dependência da ferramenta com o passar do tempo, ou ainda o ato de se prender apenas ao templates (modelos de layout) já existentes. Não considerando apenas a questão do visual, os CMS exercem uma importante tarefa em praticamente qualquer sistema que dependa de atualizações constantes e dinamicidade. E quando o CMS tem seu código aberto, a experência de adaptá-lo a nossa necessidade se torna ainda mais gratificante.

Existem dezenas de CMS sendo utilizados por toda a Web, muitos deles mundialmente famosos e outros nem tanto. A edição deste mês conversou com diversos desenvolvedores, responsáveis por várias destas soluções. Além das entrevistas, casos de sucesso e outros relatos de uso de gerenciadores de conteúdo ilustram esse cenário dinâmico, onde os CMS se encontram.”

Tivemos como entrevistados, Tristan Renaud, vice-presidente do Jahia Software Group, responsável pelo CMS Jahia; Mark Evans, líder do projeto glFusion e batemos um papo com Dan Fuhry e Neal Gompa, criadores do EnanoCMS. Também recebemos contribuições de Rafael Silva, criador do site Drupal Brasil, que em sua matéria traz motivos bastante convincentes quanto ao uso do Drupal, inclusive apresentando casos bem sucedidos de uso deste famoso CMS. Yuri Almeida aponta para uma vertente bem interessante em sua contribuição, falando dos CMS e a produção colaborativa de conteúdo. Rafael Leal traz um questionamento pertinente no título de sua matéria: Usar CMS desvaloriza o meu trabalho? Tivemos ainda outras contribuições sobre o assunto de capa que merecem toda a nossa atenção.”

Mas a edição deste mês não aborda só este assunto, tem muita coisa boa que vale a pena você dedicar alguns minutos do seu dia para ler, refletir e aprender. Baixe gratuitamente a sua edição em http://ur1.ca/0ep80

2 thoughts on “Lançada a 15° edição da Revista Espírito Livre

  • Olá Aécio muito obrigado por ajudar na divulgação. Falando desta edição, nunca foi tão falado sobre CMS como estes últimos 2 anos. Parece que caiu em gosto popular e até fica chique falar que trabalhar com CMS mas acredito que você pode notar que para ser um especialista nesta plataforma vai muita além de só conhecer, você precisa definitivamente vivenciar essa rotina de gerenciamento não é mesmo??

    Há e se ainda não leu, na página 56 é a minha matéria som o tema: Usar CMS desvaloriza o meu trabalho?

    Abraço!

    Att.
    Rafael Hernandez
    http://www.rafaeldesigner.com.br/blog/
    http://www.twitter.com/rafaeldesigner/

  • 🙂 Obrigado Rafael.

    Li a sua matéria enquanto estava revisando a Revista. Achei que ficou bem escrita, fiz pequenos ajustes e concordo com o seu ponto de vista: “usar CMS não desvaloriza o trabalho desde que você faça bem feito e pra fazer você tem que conhecer a ferramenta”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *