Neste fim de semana conheci o Tuleap, um software de código fonte aberto que proporciona o gerenciamento de projetos em sintonia com a cultura e metologias agéis. É uma ótima alternativa ao Redmine e Taiga.
Ele é útil para gerenciamento de projetos, tarefas, sprints, se integra a ferramentas de colaboração, revisão de código e integração contínua. As funcionalidades estão descritas nas páginas abaixo:
https://www.tuleap.org/what-is-tuleap
https://www.tuleap.org/features/project-management
O Tuleap tem a versão gratuita (comunitária) e a enterprise. As diferenças estão expostas nesta página https://www.tuleap.org/solutions
O código fonte é disponibilizado no GitHub https://github.com/Enalean/tuleap
A instalação via Docker é bem simples e será mostrada a seguir, mas ele pode ser instalado/usado de outras formas conforme citadas na página: https://www.tuleap.org/get-started
Se você não sabe o que é Docker, recomendo começar lendo os links desta página. É um longo caminho, mas vale a pena conhecer essa tecnologia.
http://blog.aeciopires.com/palestra-transportando-as-aplicacoes-entre-varios-ambientes-com-docker/
http://blog.aeciopires.com/primeiros-passos-com-docker/
Também dou curso de Docker: http://blog.aeciopires.com/curso-docker
1) Instale o Docker.
2) Em seguinda, inicie o conteiner do Tuleap com os comandos abaixo.
mkdir -p /docker/tuleap/data/ docker run -d -p 80:80 -p 443:443 -p 10022:22 \ --name=tuleap \ -e VIRTUAL_HOST=localhost \ -v /docker/tuleap/data/:/data \ enalean/tuleap-aio
3) Obtenha a senha de admin com o comando abaixo.
docker exec -ti tuleap cat /data/root/.tuleap_passwd
4) Acesse a seguinte URL: http://IP-SERVIDOR e entre com o login admin e a senha mostrada no comando anterior (ver: Site admin password).
5) Para obter mais informações sobre como usá-lo, acesse as páginas abaixo.
https://www.tuleap.org/resources/videos-tutorials
6) O log pode ser visualizado com os comandos abaixo.
docker logs tuleap
7) Se quiser parar o conteiner, é só executar o comando abaixo.
docker stop tuleap
8) Para iniciá-lo novamente, execute o comando abaixo.
docker start tuleap
Para participar das listas de ajuda e interagir com outras pessoas que usam a ferramenta, acesse os canais citados na página: https://www.tuleap.org/tuleap-community
Fonte: https://hub.docker.com/r/enalean/tuleap-aio/
Olá Aécio! Tudo bem?
Estamos planejando a migração do Redmine para o Tuleap e tenho encontrado poucas documentações para realizar essa mudança. Você implantou o Tuleap em algum projeto? Está evoluindo esse trabalho?
Agradeço a atenção
Bom dia, Patrícia!
Ainda não usei o Tuleap no ambiente de produção. Apenas no ambiente de teste usando dados de um projeto, atividades e tarefas fictícias para ver o comportamento do mesmo.
Todos os links de documentação que encontrei estão no post e acredito que são um bom ponto de partida.
Onde trabalho uso Redmine também no ambiente de produção. Uma alternativa seria começar o gerenciamento de projetos no Tuleap partindo do zero num projeto novo ou num projeto atual (cadastrando tarefas novas lá) até que o uso no Redmine diminua a ponto de mantê-lo apenas como um histórico.
Pesquisando um pouco, encontrei alguns links de pessoas tentando exportar a lista de issues do Redmine para o Tuleap (mas confesso que não testei).
https://gist.github.com/larrycai/3897722
https://stackoverflow.com/questions/12947204/how-can-i-migrate-issues-from-redmine-to-tuleap
Encontrei também alguns posts que analisam as funcionalides do Jira (https://www.atlassian.com/software/jira), Redmine, Taiga (https://taiga.io/), OrangeScrum (https://www.orangescrum.org) e Tuleap.
https://project-management.zone/system/jira,redmine,tuleap,orangescrum,taiga
https://www.g2crowd.com/compare/redmine-vs-tuleap
https://siftery.com/product-comparison/redmine-vs-tuleap
Post sobre quem usou o tuleap: https://blog.savoirfairelinux.com/en-ca/2017/tuleap/
Mais opções de sistema de gerenciamento de projetos: https://www.linkedin.com/pulse/top-5-open-source-project-management-tools-2015-rishi-pujara/
Vale salientar que minha intenção não é dizer que o Tuleap é melhor que o Redmine (e vice-versa). Não é isso. Minha intenção é apresentar uma alternativa diferente. Cada sistema tem os seus prós e contras e funcionalidades para suprir determinadas necessidades. É bom conhecer e decidir qual usar de acordo com as necessidades do seu dia a dia.
Abraço e fica com Deus.