19° Edição da Revista Espírito Livre

“Chegamos a mais uma edição da Revista Espírito Livre, repleta de novidades, graças a uma equipe empenhada em contribuir com materiais e experiências.Esta edição tem em sua capa um símbolo que apresenta diversos significados, mas todos estes, de alguma forma, querem dizer basicamente a mesma coisa: liberdade, uma bandeira, inclusive defendida por este editorial. O Ubuntu foi chegando, chegando e hoje é reconhecido como a distribuição GNU/Linux mais popular entre os usuários do sistema do pinguim. E não é por menos: o público que de certa forma utiliza o Ubuntu são usuários órfãos do Windows, leigos e iniciantes em GNU/Linux num geral ou ainda aqueles que buscam facilidades e praticidade no uso do sistema. Estes últimos, em especial, querem simplesmente que o sistema funcione, e se encaixam aqui, empresas, profissionais liberais, desktops corporativos, escolas, e vários outros nichos. Sabe-se porém que, as principais tarefas que hoje são feitas em um sistema que roda Ubuntu, também podem ser feitas em sistemas como Fedora, OpenSuSE, Mandriva entre outros. Então, o que torna o Ubuntu diferente dos demais?! São seus usuários? Seria o seu criador, então? Muitos entretanto temem o crescimento desta distribuição, que na visão de certos usuários, “nasceu para engolir outras distribuições”. Estranhamente, outras tantas distribuições “nascem” justamente derivadas do Ubuntu e com público fiel e cativo, como é o caso do Linux Mint. Esta edição apresenta matérias que não tem o propósito de qualificar uma e desqualificar outra distribuição. O que se percebe é que a comunidade Ubuntu é forte, sólida, animada, participante do processo de desenvolvimento, acolhedora e está a todo vapor! Buscamos então, entrevistar aquele que, de certa forma, tornou o Ubuntu uma realização possível: Mark Shuttleworth. Esta edição ainda traz muito mais…” Essas foram as palavras do editor João Fernando Costa Júnior.

A revista está muito boa, vale a pena conferir pessoalmente em http://www.revista.espiritolivre.org/?p=809.

Nesta edição foi publicado um artigo sobre o III ECD (Encontro Comunicação Digital) na página 104. O ECD é evento que acontecerá nos dias 09 e 10/11, em João Pessoa, e contará com um time de palestrantes que falarão sobre: Zabbix, Inteligência Artificial, desenvolvimento embarcado com eLUA, o projeto da rede metropolitana sem fio Jampa Digital, Realidade Virtual, Programação Mobile, Python, Ruby on Rails e muito mais.

Acesse o site http://ecd2010.rg3.net e faça a sua inscrição gratuita até o dia 05/11 ou siga @ncd_ifpb no Twitter para saber detalhes da organização do evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *